Artigos

O futuro computacional do projeto de Dispositivos Médicos

Como a simulação computacional vem ajudando os fabricantes de dispositivos médicos a melhorarem o design e acelerarem a comercialização.

As ferramentas de modelagem computacional e simulação tornaram-se grandes aliados para o sucesso no projeto e na fabricação de dispositivos médicos. Apesar de aplicações para as ciências da vida estarem nos estágios iniciais de desenvolvimento, eles estão começando a produzir resultados relevantes. Estas ferramentas estão se tornando não apenas mais sofisticadas, mas também mais fáceis de usar. De acordo com a Revista Medical Design Briefs (Abril/2018), a FDA está interessada em encorajar novos métodos de modelagem e simulação para acelerar o ritmo da inovação nas ciências da vida. Certamente isto terá consequências de longo alcance para o projeto, o desenvolvimento e a aprovação regulatória de produtos.

Desafios de projeto

Há uma série de desafios atualmente enfrentados pelos desenvolvedores e fabricantes de dispositivos médicos. Dentre estes, alguns merecem destaque.

O primeiro é aquele relacionado aos custos de desenvolvimento. O uso de ferramentas computacionais permite realizar avaliações comparativas de desempenho frente a diferentes escolhas de projeto sem precisar da fabricação de um único protótipo. É justamente na etapa de projeto onde as ferramentas numéricas de análise apresentam seu maior potencial de exprimir o melhor desempenho pretendido de um dispositivo com o menor custo possível.

O segundo é garantir que tal desenvolvimento seja eficaz, isto é, que ele possa ser efetivamente aplicável ​​à população. Historicamente, os desenvolvimentos têm sido pautados pela busca de soluções a problemas genéricos da população, sendo que a aplicabilidade desta solução a um individuo específico depende da experiência e conhecimento clínico do médico interveniente. Agora estamos chegando ao ponto em que dispositivos e tratamentos podem ser personalizados de acordo com as características de um indivíduo, dependendo para isto de técnicas computacionais de tratamento de imagens e análises numéricas específicas para o caso tratado.

O terceiro desafio é a necessidade de desenvolver soluções em tempos mais curtos. Fica assim claro que os processos tradicionais, que envolvem experimentos de bancada, testes em animais e estudos clínicos típicos, podem e devem ser potencializados por avaliações previas realizadas em forma virtual utilizando ferramentas computacionais de imagens e análise numérica.

Posicionamento da FDA.

A FDA vem incentivando a adoção de novas tecnologias de modelagem e simulação para avaliação de soluções e desta forma acelerar o ritmo da inovação. Já há algum tempo a agência aceita dados de simulação como elementos de comprovação para aprovação de dispositivos. É claro que, para garantir que essa adoção seja feita de maneira consistente, a FDA também está trabalhando para refinar diretrizes importantes, como verificação e validação destes modelos, para garantir que as simulações sejam realizadas de maneira sistemática e controlada.

A FDA está trabalhando em direção a um futuro em que metade ou mais dos dados enviados para aprovação regulatória venham de modelagem computacional, pacientes virtuais ou ensaios clínicos virtuais.

Quer saber mais sobre simulação computacional de dispositivos médicos? Assista nosso webinar gratuito sobre como utilizar essa ferramenta na fase regulatória de projeto!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Artigos Recentes

  • All Post
  • Curso
  • Elementos Finitos
  • Eventos
  • Implantes
  • Inovação Tecnológica
  • Insights de Registros Nacionais
  • MRI
  • Normas Técnicas
  • Notícias
  • Orthopedic
  • Regulação
Carregar Mais

Fim dos Artigos

Procura uma solução diferenciada?

Entre em contato, nossa equipe comercial tem a solução certa para você!

Links

Home

Sobre

Blog

Empresa

Sobre

Serviços

Artigos

Contato

msc@mscmed.com.br
comercial@mscmed.com.br

+55 (48) 98445-2696 (comercial)
+55 (48) 99608-0064 (operacional)

Escritório Comercial e Hospedagem: Rua Des. Aurélio Feijó, 14, Cj, Boa vista. Curitiba-Pr. 

Matriz: SC-401, km 01, 600, Ed. CELTA - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-000

MSC MED © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por @rebecajobs

pt_BRPortuguês do Brasil